Publicações por mês

Atividade para crianças do primeiro ano com histórias matemáticas.

Atualizado: 14 de fev.

Olá meninas!

Hoje trouxe para vocês a minha primeira atividade de matemática do blog.

Confesso que foi desafiador, mas saiu. Viva!!!

Nesta atividade a proposta é trabalhar com histórias matemáticas como recurso pedagógico. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais trabalhar dessa forma pode sanar ou minimizar dificuldades apresentadas pelos alunos nessa na área, além de se tornar um instrumento de resgate da própria identidade cultural.

Dessa forma é possível trabalhar a formação de conceitos matemáticos de forma contextualizada e significativa.

Os benefícios são muitos, as aulas ficam mais dinâmicas e divertidas para os seus alunos.

Faz com que a criança consiga desenvolver seu raciocínio lógico.

Estimula o desenvolvimento de estratégias para resolver a situação-problema, além de envolver as crianças, melhorando seu nível de atenção. Afinal quanto mais interesse estiver voltado para atividade, maior será a aprendizagem.

Nesse caso a atividade complementa a sequência didática do texto: “O Caldeirão da Bruxa” que foi postado dias atrás. Se você ainda não viu, corre para ver e baixar tudo para sua sequência ficar completa.

Um recurso bem legal para usar no desenvolvimento das habilidades matemáticas é a representação com desenhos, onde a criança possa acrescentar fazendo novos desenhos, já construindo o conceito de adição ou riscar quando tiver que diminuir quantidades, desenvolvendo o conceito de subtração. Dessa maneira ela consegue visualizar de forma concreta o seu raciocínio, que nesta fase é fundamental, pois ainda estão se preparando para conceitos abstratos que serão adquiridos futuramente.

Então vamos trabalhar muito com material concreto como tampinha de garrafa, palito de p