Atividades para 4° ano usando a música Emília “a Boneca-gente”.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Atividades para 4° ano usando a música Emília “a Boneca-gente”.

Sabemos que, através da leitura, estimulamos a criatividade, a imaginação, a compreensão do mundo, além de ampliar nossa capacidade de raciocínio, que contribui para a ampliação do conhecimento e o prazer de sempre ter algo para ler. Podendo ser um conto, uma fábula, um romance, algum documentário etc.

Com farta literatura e obras inesquecíveis, que fazem parte da nossa história, o autor Monteiro Lobato foi homenageado com a criação do dia Nacional do Livro Infantil, comemorado anualmente em 18 de abril, data do seu nascimento, através da lei 10.402/2002, sendo considerado o pai da literatura infanto-juvenil.

Além disso, fica quase impossível falar de livro infantil e não citar a obra “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” e, junto com ela, seus personagens inesquecíveis, como Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Rabicó, entre outros, com seus diálogos, explorando um mundo de fantasia, com fatos históricos, explorando o folclore nacional e a mitologia grega.

Através desse mundo de fantasia e diversão, há diversas possibilidades de exploração para o incentivo à leitura.

Hoje, trouxe uma sugestão de atividade a partir da música: Emília “a Boneca-gente” que é um clássico da Baby do Brasil, sendo sucesso entre as crianças.

Essa boneca esperta e falante atraiu fãs durante décadas pelo Brasil. Até hoje vemos crianças se encantando com seu jeito espontâneo nas telinhas.

Além de atividades estruturadas na folhinha, você também pode enriquecer suas aulas sobre o tema com algumas atividades interativas, tais quais:

- dramatização da música;

- Leitura compartilhada de histórias de Monteiro Lobato ou de outros livros infantis que achar adequado a sua turma;

- Produzir um livro com textos feitos pelos alunos;

- Produção de um livro da turma de forma coletiva;

- Café literário;

- Cada dia da semana uma criança diferente pode contar histórias para turma, mesmo que ainda não domine a leitura, incentive a interpretação de imagens;

- Fazer um Quiz sobre as histórias contadas no decorrer da semana.

Clica em Baixar para garantir o seu PDF.

Aproveita que é gratuito.

Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, nos siga nas redes sociais e ajude a divulgar compartilhando com as amigas.

Até o próximo post!

Beijinhos!


"Atividades para 4° ano usando a música Emília “a Boneca-gente”." em formato PDF.


 

Publicidade




998 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page