Atividades para alfabetização usando o ABC da Mônica.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Atividades para alfabetização usando o ABC da Mônica.

Trouxe para vocês hoje uma sugestão de atividade complementar que usei com minha turma.

Em aula trabalhamos os diferentes sons do C a partir da palavra CORAÇÃO que foi retirada da quadrinha que trabalhamos anteriormente, e que também foi postada aqui para vocês.

Fizemos uma lista de palavras com a letra C. A professora como escriba explorando os sons de cada sílaba das palavras ditas pelas crianças.

Brincamos com dado silábico. A criança tinha que falar uma palavra que iniciasse com a sílaba da face do dado que caísse para cima.

O texto que encontrei do ABC da Mônica foi perfeito para a ocasião. Texto pequeno, de fácil compreensão e ainda é da Turma da Mônica, impossível não gostar.

A partir do texto procurei propor atividades de fácil realização, uma vez que já tínhamos explorado bastante o tema em sala de aula.

Todas as informações para a realização da atividade estão explícitas para ajudar, uma vez que realizarão a atividade em casa.

Como nossas turmas são heterogêneas, procurei adaptar as atividades para desafiarem cada criança em seus diferentes níveis de leitura e escrita.

Percebam que ao realizar pequenas alterações como incluir imagens ou um banco de palavras para uma cruzadinha, já damos suporte e segurança para a criança que está iniciando seu processo de leitura e para aqueles que já estão com a leitura desenvolvida, retiramos esse apoio visual para aumentar seu desafio.

Ao pedir para o aluno escrever os nomes dos personagens, coloquei os quadradinhos para mostrar as crianças a quantidade de letras que era necessário, pois meu objetivo é fazê-los refletir sobre sua escrita e buscar apoio no texto se necessário. Mas nesta atividade poderia pedir também uma escrita espontânea dependendo da intencionalidade proposta.

Gostou?

Clica em Baixar para garantir o seu PDF.

Aproveita que é gratuito.

Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, nos siga nas redes sociais e ajude a divulgar compartilhando com as amigas.

Até o próximo post!

Beijinhos!



"Atividades para alfabetização usando o ABC da Mônica." em formato PDF.

 

Publicidade




614 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page