Publicações por mês

Atividades para alfabetização - A barata diz que tem.

Olá meninas!

Semana iniciando e com ela vem uma nova sequência de atividades para a alfabetização.

“A barata diz que tem” é um clássico que toda criança gosta de cantar. As aulas ficam muito mais animadas quando incluímos uma música ou parlenda.

É uma sequência que irá contemplar crianças em diferentes níveis de escrita.

Fiz pensando na minha turma de 3° ano, onde tenho alunos pré-silábicos e também alfabéticos. Imaginem o desafio que é.

Me inspirei no livro: “Aprova Brasil – Língua Portuguesa – Primeiras Leituras” do 3° ano. Inclusive deixo aqui a dica para procurarem em suas escolas, gostei muito das atividades e recursos didáticos disponíveis nele, mas como sabem é difícil encontrar um livro que contemple todas as crianças em seus diferentes níveis, então faço atividades complementares para atingir meus objetivos.

Costumo dizer para as crianças que o livro não manda em mim, por isso mudo até a forma de fazer algumas atividades para que possa atender aos meus objetivos, os quais percebo que meu aluno precisa para se desenvolver no processo de leitura e escrita.

Iniciei com a leitura de ajuste da música, circulamos a palavra “barata” e pintamos da mesma cor as palavras que rimam. Fizemos também a análise da estrutura do texto diferenciando versos e estrofes.

Falamos sobre a atitude da barata em contar mentiras, desenvolvendo também valores.

Destacamos as características da personagem principal, uma prévia para entrarmos em adjetivos futuramente.

Uma sugestão para enriquecer a sua aula é brincar de rimar. Propor as crianças que continuem a relação de mentiras da barata usando outras rimas. Escolha com eles as melhores ideias e registre no mural.