Atividades para alfabetização com sugestões através do “Caça-Letras”.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Atividades para alfabetização com sugestões através do “Caça-Letras”.

Toda vez que queremos explorar o determinado traçado de uma letra e seu som pensamos em como fazer isso de forma lúdica e contextualizada com a realidade da criança, mas muitas das vezes seguimos lançando uma letra atrás da outra explorando seus sons e esquecemos de voltar para fixá-las.

Fazer isso de forma lúdica traz muito mais significado para criança do que somente dar uma folhinha vazia para ela fazer.

As folhinhas que trago hoje são sugestões para fixar consoantes trabalhadas de forma contextualizada até o momento.

Antes de deixar as crianças fazê-las, desenvolvemos todo um trabalho concreto com o material manipulativo.

Sugestões:

• Bingo;

Essa brincadeira pode ser explorada de diversas formas. Para a nossa atividade de hoje pode ser explorada com o sorteio de letras de imprensa maiúscula e cartelas com letras de imprensa minúscula ou o sorteio de letras e cartelas com imagens. A criança deverá marcar a imagem que inicia com o som da letra sorteada.

• Dado de bolsos;

No dado você pode colocar as consoantes que quer fixar. Ao lançar o dado, a criança deverá falar uma palavra com o som da letra que caiu com a face virada para cima.

Outra variação é ter diversas imagens que iniciem com os sons que estão sendo explorados em cima da bancada para ir pegando conforme a letra vai saindo no dado.

Após toda essa exploração de forma lúdica, apresentamos as folhinhas para a sistematização de tudo que foi desenvolvido.

No caça-letras, além de fixar a representação gráfica das letras, ainda podemos explorar a quantidade de cada letra que a criança encontrou e registrar com os algarismos correspondentes ao lado, sendo uma excelente oportunidade para revisar os numerais e cores também.

Na folha para associar o desenho a letra que representa seu fonema inicial, será ainda mais fácil para as crianças, se puder ter imagens das imagens de forma solta para a atividade lúdica do dado de bolsos e o bingo. Isso ajudará no processo de memorização e associação.

Gostou das sugestões?

Clica em Baixar para garantir o seu PDF, nos siga nas redes sociais e ajude a divulgar compartilhando com as amigas.

Até o próximo post!

Beijinhos!


Atividades para alfabetização com sugestões através do “Caça-Letras”.
Atividades para alfabetização com sugestões através do “Caça-Letras”.

"Atividades para alfabetização “Caça-Letras”." em formato PDF.


 

Publicidade




327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page