Atividades de alfabetização usando o livro "Não confunda" de Eva Furnari.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Atividades de alfabetização usando o livro "Não confunda" de Eva Furnari.


Usar livros de histórias infantis em sala de aula já é sucesso garantido; agora, levar o livro “Não confunda” de Eva Furnari é mais do que garantia de diversão.

Um livro todo rimado e com aquele toque de humor que faz qualquer criança cair na gargalhada. Aproveitei esse momento para desenvolver algumas atividades para minha turma de terceiro ano. Confesso que gostei tanto, que levei para meus pequeninos de 5 e 6 anos que atendo no particular.

Primeiro fizemos a exploração das rimas de forma oral, construímos um banco de palavras onde a criança quem foi a protagonista. Entreguei metade de uma folha A4, elas dobraram duas vezes de forma que ficasse marcado e com quatro retângulos onde desenharam e escreveram as palavras escolhidas (eu escolhi jacaré, peteca, meleca e ovelha).

Dessa forma pude fazer intervenções pontuais durante a escrita. Depois tinham que pintar cada sílaba de uma cor diferente, mas cuidado, opte por cores claras para não comprometer a leitura das palavras futuramente e oriente as crianças.

Realizamos também a montagem do cartaz com um trecho do livro. Cada criança recebeu uma frase ou palavra, respeitando seu nível de desenvolvimento, e tinham que ler e colar quando chegasse à sua vez.

No PDF de hoje você vai encontrar atividades para os diferentes níveis de escrita e uma sugestão para o pré 2 ou 1° ano dependendo do nível da sua turma.

Outra atividade bem legal que é possível fazer e explorar consciência fonêmica é brincar de “Não confunda”.


Por exemplo, não confunda: gato com rato, pato com prato, bola com mola, gata com lata. As opções de exploração são infinitas, só vai depender da sua intencionalidade.


Gostou das sugestões?

Clica em Baixar para garantir agora o seu PDF.

Aproveita que é gratuito.

Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, ajude a divulgar e compartilhe com as amigas.

Quando usar, se puder, tira uma foto e me marca nas redes sociais. Vou ficar muito feliz.

Até o próximo post.

Beijinhos!


Atividades de alfabetização usando o livro "Não confunda" de Eva Furnari em formato PDF.


 

Publicidade




3.428 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page