Publicações por mês

Atividades para alfabetização – O Caldeirão da Bruxa.

Atualizado: 14 de fev.

Olá meninas!

Hoje trouxe mais uma sugestão de atividade pensada em turmas de alfabetização com alunos em diferentes níveis de escrita.

Você deve estar se perguntando: “Para que esse trabalho todo?”

Pois bem...

Vou te contar agora e depois você me diz se fez sentido para você. Combinado?

O aluno precisa acreditar que ele consegue fazer o que está sendo pedido e perceber que está cada dia aprendendo mais. Melhora a autoestima gerando mais confiança em si mesmo.

Se a criança acreditar que não é capaz, realmente não será. Se ela acreditar que consegue, mesmo com toda a dificuldade que possa ter, receber um incentivo vai fazer ela querer vencer cada obstáculo e isso sim gera aprendizado.

Quem nunca recebeu um aluno, que como costumo dizer, chega na sala “arrastando a corrente do fracasso”?

Com essas crianças não adianta entregar uma atividade que ela já tem certeza que não vai conseguir fazer, pois já internalizaram que não são capazes. Precisamos dizer a elas que acreditamos nelas, que elas conseguirão. E tem maneira melhor para isso que propor uma atividade que essa criança realmente vai conseguir fazer, elogiar, incentivar e aos poucos ir aumentando o nível de dificuldade.

Experimentem essa experiência com seus alunos. Tenho certeza que o resultado será surpreendente.

Falo por experiência própria, quanto mais desmotivado a criança estiver, mas difícil será estimular esse cérebro para que gere aprendizado.

Não sabe por onde começar?