Publicações por mês

Atividades para alfabetização usando a Parlenda "dedo mindinho".

Olá meninas!

Hoje a sugestão de atividade é para os pequenininhos.

Uma parlenda bem pequena que as crianças adoram e dá para explorar de diversas formas.

Após brincar bastante de dar nome aos dedos, sugiro montar um cartaz, dependendo da turma você pode realizar a escrita com eles de forma coletiva, questionando como se escreve cada palavra ou apenas realizar a leitura de ajuste com eles (Leitura arrastando o dedinho no texto).

O meu objetivo com esta atividade foi trabalhar consciência de palavras, por isso pedi para pintar os espaços entre as palavras e depois conta-las. Além de explorar a letra D e seu fonema, então pedi para que circulassem a palavra “DEDO”, mas vocês podem escolher a palavra que quiserem para destacar.

Na primeira folha onde se encontra o texto deixei um espaço para que seja marcado a mão da criança com tinta guache, essa parte eles adoram.

Pode aproveitar a imagem da mão e realizar a contagem de dedos e registrar os algarismos ou simplesmente trabalhar a quantidade de dedos que tem em uma mão.

Vamos aproveitar e abrir um parêntese aqui sobre esse assunto.

Já pediu para uma criança colocar sete dedos na mão e ela ficar contando de um em um?

Então, o objetivo de mostrar para a criança que em uma mão ela tem cinco dedos, dá a ela conhecimento do seu próprio corpo e quando pedir para colocar sete dedos, logo abrirá uma mãozinha sabendo que ali tem cinco e não vai precisar ficar contando de um em um. A mesma coisa vai acontecer quando pedir para colocar seis dedos e abaixar cinco, logo fechará uma mãozinha.

Voltando a nossa atividade de hoje...