Publicações por mês

Atividades de 3° ano e de alfabetização explorando o poema "Tolas perguntas".

Quem me acompanha pelo Instagram pode ver no decorrer dessa última semana fotos de algumas atividades que realizei com minha turma. E como prometido, hoje venho disponibilizar a sequência completa pra vocês.

Iniciamos com a leitura de ajuste do poema: “Tolas perguntas” de Elias José. Um texto de fácil compreensão e com infinitas possibilidades para trabalhar em sala de aula.

Durante a exploração do texto, identificamos o título, autor, palavras que rimam, versos, estrofes e ponto de interrogação. Sublinhamos os nomes dos animais que aparecem no texto, (gato, rato, pato e peixe) realizamos juntos a escrita coletiva e desafiei eles a descobrirem qual era o animal intruso, ou seja, aquele que não rimava.

Como sabem, gosto de trabalhar com atividades diferenciadas, pois tenho alunos em diversos níveis de escrita. Então nesse arquivo você encontrará atividades que atenderão a todos, usando apenas um texto.

Um dos objetivos dessa sequência foi fazer com que as crianças diferenciassem palavras de frases e para isso brincamos de batalha naval, (mais detalhes desta atividade você encontra no Instagram) usei palavras e frases do texto para que se sentissem seguros, afinal eles tinham que me falar a coordenada e ler o que estava escrito nela e dizer se era uma palavra ou frase. E claro que tivemos atividade de sistematização. Para os alunos silábico-alfabético e alfabético dei palavras embaralhas para recortar e colar no caderno, montando a frase corretamente e depois tinham que realizar a leitura e ilustrar para mostrar que compreenderam. Os pré-silábicos e silábicos receberam sílabas para recortar e, também colar no caderno formando palavras e ainda tinham que ler e desenhar. Gosto muito desse tipo de atividade, pois é uma forma da criança demonstrar que realmente compreendeu o que leu.

Gostou das sugestões?

Clica em Baixar para garantir agora o seu PDF.

Aproveita que é gratuito.

Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, ajude a divulgar e compartilhe com as amigas.