Calendário 2021.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Calendário 2021.

Atualizado: 11 de abr. de 2021

Olá pessoal!

Trabalhar com calendários em sala de aula permite que as crianças percebam a passagem do tempo. Além de perceber a utilização dos números em diferentes contextos.

É comum ver as crianças se atrapalhando na hora de se referir ao tempo como ontem, hoje e amanhã. Essa noção também pode ser desenvolvida a partir do hábito de explorar o calendário diariamente em sala de aula.

Sugestões de atividades para serem feitas com calendários:

• Marcar os feriados do mês;

• Registrar os eventos que acontecerão na escola;

• Marcar o dia do aniversário dos alunos da turma;

• Explorar diariamente os dias da semana e sequência numérica, usando como referência os termos ontem, hoje e amanhã;

• Criar uma legenda com as crianças para observarem o clima;

• Produzir gráficos de forma coletiva para analisar os dados coletados no decorrer do mês.

O calendário pode ser explorado desde a Educação Infantil onde é aconselhável fazer de forma coletiva, inclusive associando a janelinhas do tempo. Esta atividade pode fazer parte das atividades de rotina, muito bom para ser explorado no momento da rodinha.

Com as crianças maiores, essa exploração pode ser feita de forma coletiva, mas de forma que cada um tenha seu próprio calendário no caderno para a exploração. Assim eles poderão acompanhar também os dias que faltou a escola, por exemplo.

Ao final de cada mês pode-se montar um gráfico com a turma para ver quantidade de dias ensolarados ou com chuva e nublado ou quantos dias tivemos aula e quantos ficamos em casa.

As possibilidades são infinitas, basta ter um calendário para explorar.

Aqui você vai encontrar uma folhar de calendário para cada mês do ano de 2021. Vocês poderão imprimir em forma de pôster para explorar de forma coletiva ou uma cópia para cada criança, como sugerido anteriormente.

Gostou?

Clica em Baixar para garantir o seu PDF.

Aproveita que é gratuito.

Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, nos siga nas redes sociais e ajude a divulgar compartilhando com as amigas.

Até o próximo post!

Beijinhos!


"Calendário 2021" em formato PDF.


 

O inicio do ano letivo é sempre complicado, mas tem sempre alguém que te traz a comodidade de adquirir os materiais escolares com facilidade. Só na Amazon mesmo 👇



143 visualizações0 comentário

Publicações por Categoria

bottom of page