A Consciência Fonológica e sua Hierarquia.
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  • Prof. Ana Costa

A Consciência Fonológica e sua Hierarquia.

De acordo com Artur Gomes de Moraes, a Consciência Fonológica é toda forma de conhecimento consciente, reflexivo e sobre as propriedades da linguagem.

Em outras palavras, pode-se dizer que são as habilidades de discriminar e manipular os segmentos sonoros da fala de forma consciente.

Para desenvolver essas habilidades é preciso uma estimulação direta, de forma dinâmica e lúdica.

Há uma hierarquia no desenvolvimento dessas habilidades para que o cérebro compreenda melhor e o sistema auditivo seja preparado para identificar a menor unidade da língua que é o fonema.

Primeiro é necessário iniciar uma reflexão sonora mais global até que chegue a mais específica, ou seja, da palavra ao fonema. Vamos ver o conceito de cada nível, seguindo a hierarquia.


1°. Consciência da Palavra — É a capacidade de entender o que falamos e ouvimos; é desenvolver a habilidade de escutar a palavra dita, seja em uma história, músicas, frases ou em outros contextos. É compreender que as frases são compostas por palavras e ser capaz de quantificá-las.

Exemplo de atividade: contar quantas vezes uma determinada palavra aparece em uma história ou música.


2°. Consciência de Sílabas — É a capacidade de pensar silabicamente. Compreender que a palavra é composta por sílabas e saber identificar quando a palavra é maior ou menor a partir da sua contagem.

Exemplo de atividade: contar quantas sílabas tem o nome da imagem que consta em uma determinada atividade e depois representar essa quantidade desenhando bolinhas ao lado.


3°. Rimas e Aliterações — Também conhecida como Consciência Intrassilábica.

Rimas — São semelhanças sonoras que aparecem no final das palavras, mais comum a partir da vogal tônica.

Aliteração — São semelhanças sonoras que aparecem no início das palavras. Podem ser no nível da sílaba ou fonema.

Exemplo de atividade: jogo da memória com rimas, imagens onde os nomes iniciam com a mesma sílaba ou fonema.


Acesse o nosso vídeo no youtube com mais informações Aqui.


4°. Consciência do Fonema — É a capacidade de identificar a presença e a ausência de um determinado som.

Exemplo de atividade: pesquisar imagem que tenha em seu nome o fonema trabalhado, indicando a posição da sílaba onde o som percebido.

5°. Consciência Fonêmica — É perceber a estrutura interna das sílabas, assim como a sequência que os fonemas aparecem dentro de uma palavra.

Exemplo de atividade: contar quantos sons é possível perceber dentro de cada sílaba, usando o apoio do movimento articulatório da boca, e representar essa quantidade com massinha ou peças de lego.


Como pode perceber, existe toda uma progressão pedagógica antes de chegar à etapa fônica, ela NÃO antecede a Consciência Fonológica. É necessário respeitar todos os níveis hierárquicos para que a criança não pule etapas fundamentais para o domínio do Sistema de Escrita Alfabética.


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