Publicações por mês

Como Ensinar Matemática nas séries iniciais de forma assertiva e com qualidade.

Antes de começar a falar sobre o Ensino da Matemática tenho que te fazer uma pergunta.

Você sabia que para ensinar matemática é preciso respeitar uma hierarquia?

Exatamente, existe uma hierarquia no ensino da matemática e essa hierarquia deve ser respeitada para que o processo de aprendizagem ocorra de forma gradual, respeitando as fases de desenvolvimento e sem pular etapas que poderão acarretar dificuldades posteriores. A base deve estar bem desenvolvida, iniciando sua estimulação desde a Educação Infantil.

O ensino da matemática está muito além de procedimentos automáticos, mecânicos, sem contextualização e sem sentido para a criança.

É preciso ter consciência das habilidades necessárias ao ensino de matemática. Vou deixar 3 aqui para você começar a colocar em prática hoje mesmo.


1 - O letramento matemático


Falamos muito em alfabetização e letramento, mas o letramento matemático muitas vezes é esquecido pela falta de conhecimento de muitos docentes.

O letramento matemático nada mais é do que o uso social dos números. Os números estão presentes diariamente em nossa vida seja através do dinheiro, sistema de medidas, datas, representação de quantidades, entre outros.

A criança precisa ter consciência que vive em um mundo cercado por números, e saber a importância de usá-los de maneira adequada a cada contexto.


2 - Senso numérico