Publicações por mês

O que considerar em uma sondagem de alfabetização?

Uma sondagem de alfabetização é muito mais do que classificar o nível de escrita que a criança se encontra. É preciso avaliar a criança como um ser biopsicossocial, dessa forma compreender todo o contexto que envolve cada um é fundamental para realizar um trabalho que vai além de somente ler e escrever, envolve estimulação de hábitos e desenvolvimento da autoestima. Todo ser é capaz de aprender, basta lhe oferecer os estímulos adequados.

A escola é lugar de acolhimento, de desenvolvimento e não de fracassos, então inicie o ano de forma correta. Acolha o seu aluno, valorize todo o conhecimento que chegará com ele e aproveite para enriquecer as suas aulas, mostre a ele que é importante. Isso vai contribuir muito a autoestima dele.

Agora vamos falar de sondagem de escrita, ela é importante sim, mas de nada adianta se você não souber as etapas envolvidas no processo e o que ainda precisa desenvolver para avançar com cada criança, fazendo intervenções de forma assertiva.



Uma boa sondagem de escrita se inicia na escolha das palavras. É preciso uma palavra polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba além de uma frase com uma das palavras escolhidas (a frase pode ser opcional). Eu costumo respeitar um determinado campo semântico, mas de acordo com Artur Gomes de Morais não há necessidade.

Quando escolher as p