Ortografia: R no final da sílaba e alfabetização.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Ortografia: R no final da sílaba e alfabetização.


É possível trabalhar ortografia com turmas de terceiro ano do ciclo de alfabetização mesmo com metade da turma em processo de alfabetização?

A resposta é sim.

Estamos trabalhando ortografia ao produzir uma lista ou um texto de forma coletiva, servindo de escriba para a turma.

Quando for montar folhas estruturadas, podemos usar palavras com a ortografia trabalhada, fazendo ajustes para atender diferentes objetivos dependendo do nível de desenvolvimento da criança. Assim, eles terão contato com sílabas compostas de diferentes formas, mas com foco em desenvolver determinadas habilidades necessárias ao processo de alfabetização.

A atividade de hoje teve como ponto de partida o livro: “O Perigoso”. A partir dele foi possível desenvolver diferentes atividades, inclusive uma que estava presente no livro didático de Língua Portuguesa da minha turma, onde tinha um pequeno texto explicando a diferença entre um jacaré e um crocodilo, e junto tinha uma atividade para trabalhar o R no final de sílabas.

Como já sabem da diversidade da minha turma, resolvi montar atividades que contemplem a todos e que possam contribuir para gerar transformação no desenvolvimento de cada um.

Para os alunos alfabéticos montei uma cruzadinha para que percebam cada um dos sons presentes. Para os silábicos sem valor sonoro usei as mesmas imagens, porém o objetivo é fazer com que reconheçam o som das vogais presentes em cada sílaba. Para os alunos silábicos com valor sonoro das vogais usei as mesmas imagens, porém com o objetivo de perceber também o som de cada consoante presente nas sílabas.

Trabalhar com propostas diferentes dentro de uma mesma turma é possível sim, e posso dizer para vocês que é lindo demais vê-los avançando e vibrando com cada obstáculo vencido.

Espero que gostem das atividades e que sirvam de inspiração para que consigam produzir e adaptar da melhor forma para a turminha de vocês.

Clica em Baixar para garantir agora o seu PDF.

Aproveita que é gratuito.

Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, ajude a divulgar e compartilhe com os amigos.

Até o próximo post.

Beijinhos!

 

Conheça a Binance e entre para o mundo das Criptomoedas. Cadastre-se já.









 

Ortografia: R no final da sílaba e alfabetização em formato PDF.





399 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page