Recurso didático - Brincadeira das argolas para desenvolver a alfabetização e a matemática.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Recurso didático - Brincadeira das argolas para desenvolver a alfabetização e a matemática.

Atualizado: 10 de jun. de 2023


Recurso didático brincadeira das argolas
Recurso didático brincadeira das argolas

Mais uma atividade lúdica testada e aprovada pelos meus pequenos está chegando aqui para vocês usarem e abusarem. Seja das atividades ou das ideias que podem ser adaptadas para a realidade de vocês.

Por aqui ainda estou em ritmo de festa junina. Amo demais essa época do ano! E hoje a brincadeira da vez é o maravilhoso jogo das argolas.

Um jogo que desenvolve a percepção viso-motora e ainda podemos adaptar para atingir objetivos de alfabetização e matemática.

Para este jogo usei garrafinhas pet com água, mas também podem colocar areia, (para não caírem com facilidade) e argolas dessas que compramos em armarinhos nessa época do ano.

Uma sugestão de material alternativo é confeccionar as próprias argolas, usando jornal e fita adesiva. Inclusive pode ser feito com as crianças e ainda desenvolver a coordenação motora.

Para alfabetização usei imagens temáticas nas garrafas e imagens soltas que iniciam com a mesma sílaba das que foram colocadas.


Recurso didático brincadeira das argolas
Recurso didático brincadeira das argolas

Conforme a criança ia acertando as garrafas tinham que pegar imagens que iniciavam com a mesma sílaba. E depois claro que fizemos uma folhinha estruturada para sistematizar a atividade.

Nessa atividade desenvolvemos consciência fonológica – aliteração de sílabas. O objetivo inicial foi a percepção auditiva, mas claro que tinha que pedir para registrar as letras que representavam os sons que se repetiam. Foi sucesso!





Recurso didático brincadeira das argolas
Recurso didático brincadeira das argolas

Para matemática, colei números de 0 a 9 nas garrafinhas. Dependendo do seu objetivo é possível trabalhar:

• Identificação do algarismo;

• Relacionar número a quantidade;

• Adição;

• Subtração;

• Multiplicação;


Tudo dependerá do seu objetivo. Eu usei com o objetivo de trabalhar adição e subtração. Conforme iam acertando os algarismos, íamos montando os fatos.



Se você gostou das sugestões, aproveite para baixar o PDF gratuito com mais detalhes e orientações sobre a brincadeira das argolas. É uma excelente forma de enriquecer o aprendizado das crianças. E se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com suas amigas para que mais pessoas possam aproveitar essa atividade.


Além disso, tenho uma coleção de PDFs pagos com atividades mais abrangentes e conteúdos exclusivos. Eles foram cuidadosamente elaborados para auxiliar no desenvolvimento da alfabetização e matemática, proporcionando um aprendizado divertido e eficiente. Se você está em busca de recursos mais aprofundados, recomendo que você confira a lista completa de PDFs pagos disponíveis em meu site, aqui. São materiais de alta qualidade que certamente agregarão muito ás suas práticas educacionais.


Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, ajude a divulgar e compartilhe com as amigas.

Quando usar, se puder, tira uma foto e me marca nas redes sociais. Vou ficar muito feliz.

Até o próximo post.

Beijinhos!


Minhas redes sociais para acompanhar as novidades!

 

Atividades para alfabetização usando a pescaria em formato PDF.


356 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page