Atividades infantis para alfabetização com didática e brincadeiras com pescaria.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Atividades infantis para alfabetização com didática e brincadeiras com pescaria.

Atualizado: 17 de jun. de 2023


Olá, pessoal!

Hoje sai mais uma sequência fresquinha de atividades infantis com o tema “festa junina” com o tema pescaria.

Tive como inspiração a minha turma de 3° ano, onde tenho alunos em diversos níveis do processo de alfabetização. Por isso vocês encontrarão atividades que contemplem a todos.

A partir dessa semana vou entrar no mundo das brincadeiras de festa junina e o desafio será elaborar atividades interdisciplinares usando uma brincadeira como motivação.

Essa semana escolhi a queridinha das crianças que é a pescaria, mas antes precisava falar sobre a famosa música “Pula a fogueira” e alertar para o perigo dessa brincadeira e mostrar que existem muitas outras bem mais seguras e divertidas.

Fazer uma lista de brincadeiras seguras também é uma boa opção, pois esse tipo de atividade em que o professor se torna escriba da turma é um momento muito produtivo de exploração do sistema de escrita alfabética, fazendo a criança pensar na quantidade de fonemas presentes em cada sílaba e realizando seu registro junto. Essas palavras também poderão ser exploradas em preguicinhas ou janelinhas que eles amam tentar descobrir.

Somente com a pescaria podemos explorar um universo de possibilidades. Deixei aqui uma página com algumas imagens que poderão ser coladas atrás do peixinho e conforme a criança for pescando você pode explorar de diferentes formas como:

  • Falar uma frase com o nome da imagem e contar quantas palavras tem dentro dessa palavra;

  • Relacionar a outra imagem onde os nomes rimam. (Essa imagem pode estar colada no quadro)

  • Falar palavras que iniciam com a mesma sílaba ou com a sílaba inicial mesmo que esteja no meio, ou no final de outra palavra. (Ex. jabuticaba / cajá)

  • Falar palavras que iniciam com o mesmo fonema.




"Gostou das sugestões? Então não perca a oportunidade de garantir agora o seu PDF gratuito, com atividades de alfabetização divertidas usando a pescaria como tema. Basta clicar no link de download e desfrutar do conteúdo.


Além disso, se você está em busca de recursos ainda mais abrangentes e aprofundados, tenho também uma coleção de produtos pagos com atividades extras e conteúdos exclusivos. Eles são ideais para enriquecer o processo de alfabetização das crianças. Caso tenha interesse, você pode conferir a lista completa no site, aqui. São materiais cuidadosamente elaborados para auxiliar no aprendizado de forma lúdica e eficiente.


Ah! Se você gostou do que encontrou por aqui, ajude a divulgar e compartilhe com as amigas.

Quando usar, se puder, tira uma foto e me marca nas redes sociais. Vou ficar muito feliz.

Até o próximo post.

Beijinhos!


Minhas redes sociais para acompanhar as novidades!

 

Atividades para alfabetização usando a pescaria em formato PDF.


895 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page