Três dinâmicas para conquistar a sua turma na volta às aulas.
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Três dinâmicas para conquistar a sua turma na volta às aulas.

Todo início de ano letivo é sempre igual, aquele frio na barriga, uma turma nova, desafios novos e aquelas perguntas martelando na cabeça:

O que fazer?

Por onde começar?


Depois de um mês de férias é normal demorar um pouco para o seu cérebro entrar no ritmo e ativar o piloto automático. Além disso, você ainda corre o risco de pegar uma turma onde os alunos já estão juntos há algum tempo, nesse caso, eles chegarão com muita energia e muitas novidades para contar. Recebê-los com uma boa dinâmica pode ajudar as crianças a voltarem para a rotina escolar facilitando a integração e socialização da turma.


Razões para realizar dinâmicas na volta às aulas


1° Contribui para um ambiente acolhedor e receptivo.

2° Quebra o gelo, facilitando a comunicação e estreitamento de laços afetivos que irão ajudar bastante no processo de aprendizagem ao longo do ano.

3° Estabelece conexão entre corpo e mente através de uma atividade diferente, deixando o ambiente escolar mais atrativo.

4° Facilita a readaptação à rotina escolar.


Como você pode ver existem vários motivos para usar dinâmicas em sala de aula, principalmente nesse retorno de férias.


Neste post selecionei 3 dinâmicas que já usei com minhas turmas e que foram sucesso total.


1 - Batata quente da apresentação


Material: Uma bola ou bexiga.

Aparelho para colocar música.

Objetivo: Conhecer o nome de cada integrante da turma, assim como seus gostos e preferências.

Desenvolvimento: Os alunos deverão estar organizados em círculo e

passar a bola de mão em mão enquanto a música estiver tocando.

Quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá falar seu nome, idade, o que mais gosta de fazer ou comer... (e o que mais você definir).

A brincadeira segue até que todos tenham se apresentado.

Nessa brincadeira todos continuam na roda até o final para que se conheçam.



2 - Balão de Boas-vindas


Material: Balões;

Papel com frases ou palavras motivacionais.

Objetivo: Desenvolver socialização e afetividade.

Desenvolvimento: Coloque uma frase ou palavra dentro dos balões ainda vazios.

Entregue um balão para cada criança; elas deverão encher e brincar explorando o espaço determinado. Ao sinal do professor, elas deverão estourar o balão, pegar o papel que está dentro e sentar formando uma roda de conversa.

No caso das palavras, você pode conversar um pouco sobre o significado de cada uma e dizer que elas estarão presentes ao longo de todo o ano.


Algumas sugestões de palavras:


Paz

Amor

Amizade

Felicidade

Conhecimento

Brincadeira

Carinho

Empatia

Respeito

Tranquilidade

Solidariedade...


Dica extra: Que tal colocar as palavras em umas folhinhas para que consiga montar um lindo cartaz em formato de árvore para enfeitar a sala?


Algumas sugestões de frases:


Eu consigo.

O dia está melhor porque estamos aqui.

Eu mereço o melhor.

Eu me amo.

Sou da melhor turma da escola.

Eu sou feliz.

Eu sou inteligente.

Eu sou esperto.

Eu respeito os meus colegas.

Eu respeito os mais velhos.

Eu sou respeitado.

Este ano será maravilhoso.


Dica extra: Que tal fazer um cartaz com as frases para enfeitar a sala para que possam sempre se lembrar de como são especiais?


3 - Não deixe o balão cair


Material: Balões coloridos, um para cada criança.

Objetivo: Perceber a importância do trabalho em equipe.

Desenvolvimento: Cada criança deverá encher o seu balão e, ao sinal do professor, começar a jogá-lo para cima sem deixar cair.

Após algum tempo, o professor começa a retirar algumas crianças da brincadeira e as que ficarem tem que manter o balão dos colegas que saíram no ar também.

A brincadeira termina quando a quantidade de balões for bem maior do que a quantidade de crianças a ponto de começarem a cair no chão.


Dica extra: Que tal promover uma roda de conversa? Nela você poderá fazer perguntas para que a turma entenda o que aconteceu.

O que aconteceu no início da brincadeira?

E quando alguns colegas começaram a sair?

Por que os balões começaram a cair?

Se não tivesse saído ninguém e cada um tivesse feito a sua parte, como seria?

Qual aprendizado podemos tirar dessa brincadeira?


Gostou das ideias?

Compartilhe conosco nos comentários.


Siga-nos nas redes sociais, estamos diariamente postando ideias de atividades e recursos pedagógicos.


Abraços!


Ana Costa



99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page