Três sugestões de atividades lúdicas para o dia do meio ambiente
top of page

Publicações por mês

  • Prof. Ana Costa

Três sugestões de atividades lúdicas para o dia do meio ambiente.

Atualizado: 10 de jun. de 2023

Antes de começar a falar de atividades para levar a sua sala de aula, é importante saber um pouco sobre essa data comemorativa.


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.


Há muitos problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar alguns como a coleta inadequada do lixo, a falta de coleta seletiva e projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, entre outros. Esses problemas poderiam ser evitados se todos se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais e principalmente, se os governantes fizessem a parte deles.


Podemos dizer que o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece destaque no calendário mundial. Mas, não basta plantar uma árvore ou separar o lixo somente nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto também dentro das escolas para que as crianças possam compreender a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida.


Sabemos que as mudanças devem acontecer em escala mundial e também que, apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, mas é fundamental que cada um faça a sua parte. Lembram da fábula do beija-flor e o incêndio da floresta?


“A FABULA DO BEIJA FLOR”

Havia um grande incêndio na floresta. As chamas se elevavam a uma enorme altura e as árvores começavam a ser pouco a pouco destruídas pelo fogo.

Os animais, apavorados, corriam em busca de abrigo, fugindo

desesperadamente da catástrofe. Enquanto isso, um pequenino beija-flor voava velozmente até o rio, pegava no minúsculo bico uma gota de água e trazia até a borda da floresta, deixando-a cair sobre as chamas.

Observando o vai-e-vem da ave, uma coruja velha e ranzinza que ia passando por ali interrogou-o:

– O que você está fazendo, beija-flor?

– Não está vendo? Estou trazendo água do rio para apagar o incêndio antes que ele destrua toda a floresta – respondeu o beija-flor.

– Você deve ser maluco! – disse a coruja.

– Não está vendo que é impossível apagar esse incêndio enorme com essa gotinha de água?

– Sei disso – o beija-flor falou.

– Estou apenas fazendo a minha parte.


Leve para sua aula essa fábula e questione junto a sua turma:

• Você já parou para pensar que se, cada um de nós fizéssemos como esse Beija-Flor a nossa rua, o bairro, a cidade, o mundo em que vivemos seria maravilhoso?

• O que está em nosso alcance e podemos fazer para melhorar o nosso Meio Ambiente?


O que você leu até aqui já te deu bastante ideias para iniciar esse assunto com seus alunos, mas vou deixar aqui mais três sugestões para que possa escolher aquela que melhor se encaixa em sua realidade.


1- Nuvem de ideias.

Escreva no quadro “Meio Ambiente” e peça para as crianças falarem o que vem à cabeça. Registre todas as respostas e aproveite todas as oportunidades para explorar consciência fonológica com os alunos que estão em processo de alfabetização. Clique aqui para saber como.



atividades lúdicas para o dia do meio ambiente.

2- Roda de conversa com imagens pré-selecionadas do Meio Ambiente.

Procure na internet ou livros e revistas, imagens com cenas que deseja destacar com os alunos.

Se preferir tem cards prontinhos no Baú de Atividades, clique aqui para saber mais.





Coloque as imagens dentro de uma caixa ou lata decorada da forma que preferir. Passe de mão em mão para que a criança possa pegar uma imagem, falar o que vê e analisar em conjunto com a turma se a ação apresentada faz bem ou mal para o Meio Ambiente e propor possíveis soluções, caso seja necessário.

Aproveite as imagens para confeccionar um cartaz como forma de registro. Você pode dividir a cartolina em duas colunas, onde de um lado ficarão as imagens que fazem bem e do outro as imagens que fazem mal.


3- Caça ao tesouro.

Escolha um ou mais objetos que possam estar relacionados ao Meio Ambiente, pode ser brinquedos que representem algum animal ou elemento da natureza, e esconda na sala ou no pátio, dependendo da sua realidade. Diga as crianças que tem um tesouro escondido e que eles terão que encontrar.

Depois que todos os objetos forem encontrados, proponha uma roda de conversa.

Questione:

• Por que esses objetos são considerados um tesouro?

• O que eles têm em comum?

• Se fossemos agrupá-los, como podemos fazer? (Sugestão: seres vivos e não vivos/ vivem na água ou no solo/ animais, frutas, plantas, entre outros.)


Aproveite este momento da roda de conversa para explorar a consciência fonológica, usando os nomes dos objetos. Clique aqui para saber como.


Gostou do conteúdo? Curte e compartilha e siga-nos nas redes sociais.

Um abraço!

Ana Paula Costa

Professora e Psicopedagoga


A nossa loja possui diversas atividades dentro do contexto para desenvolver as habilidades de Consciência Fonológica. Vai lá clique aqui.


Abraços!

Ana Paula Costa


Minhas redes sociais para acompanhar as novidades!


Nossa loja de atividades lúdicas








281 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Publicações por Categoria

bottom of page