Publicações por mês

Educação Socioemocional

A educação socioemocional é um tema que tem sido muito abordado este ano. O que poucos sabem é que ela começou a ganhar espaço depois que suas habilidades foram incluídas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A oitava competência geral diz o seguinte:

“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.”

Nos últimos dois anos, crianças e adultos tiveram suas rotinas bagunçadas por conta da pandemia de covid-19, suas emoções foram totalmente emboladas. Muitos perderam entes queridos, tiveram que mudar de ambientes, e algumas crianças passaram a viver com outras pessoas por perda do pai e da mãe. No meio disso tudo, onde fica o cuidado com as suas emoções?

Algumas são encaminhadas para psicólogos, mas a grande maioria está sendo obrigada a dar conta disso tudo sozinha e sem saber por onde começar. Sabe onde tudo isso acaba caindo? Exatamente, na escola.

Quantas crianças tem ido às escolas com o emocional abalado e apresentando dificuldade em acompanhar as atividades escolares?